O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, julho 01, 2003

 

Dedicado aos conservadores da blogosfera

Fala-se de arquitectura. O problema do Estilo Internacional foi difundir uma atitude descontextualizada da arquitectura, na medida em que defendia uma total abstração da natureza e da história. O novo pelo novo. A pureza da arquitectura e da geometria por si só, renegando todo um legado histórico que lhe era subjacente.
Na chamada 3ª geração do modernismo vários arquitectos conseguiram, mantendo-se fiéis ao modernismo, integrar as suas obras, dando-lhes um espírito novo que muitas vezes vinha de uma reinterpretação do vernáculo e do contexto. Entre outros foi o caso de Louis Kahn, de Luis Barragán e de Lina Bo Bardi.

«De facto, como indicou o filósofo José Ferrater Mora, paradoxalmente não são as pessoas que vivem a querer apagar o passado e olhando apenas para o futuro as que nos trazem as grandes inovações. Os que modificam substancialmente o futuro são aqueles que vivem enraizados no passado e são plenamente conscientes das implicações da história, , daquilo que as acções passadas podem trazer como consequência no futuro. Então o que trazem não é um apêndice ou algo transitório, e sim uma mudança que se agrega e concorda profundamente com o sentido do que já existia, daquilo que já estava implícito e faltava desenvolvê-lo. Então cria-se algo com que tem grandes possibilidades de se enraizar, de se converter numa nova tradição.»

in A Modernidade Superada, Josep Maria Montaner
LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]