Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Ando a ganhar forças para escrever um texto sobre a questão da arquitectura como arte. Não é fácil. Não pretendo dar nenhuma resposta sobre esta questão. Para isso basta ler qualquer coisa do Umberto Eco. Mas vou tentar organizar a minha cabeça nesse sentido. "Será a Arquitectura uma arte?"
O problema tem a ver com a banalização da palavra "arte", e ainda mais da palavra "artista". Carlos Queiroz disse ontem em Madrid que o "futebol é arte e rigor". O futebol é uma arte? Pior ainda é quando se tenta explicar que as touradas são também uma "arte". "A arte de bem cavalgar". Até me dá arrepios quando oiço isto. Ou quando se fala por exemplo da "arte de fazer política". A palavra "artista" é ainda pior tratada. Até se costuma usá-la com um sentido depreciativo, por exemplo quando estamos no trânsito e vemos uma caramelo com mania que é um carapau de corrida. Sai-nos logo um "olha-me para aquele artista"... Ou então quando queremos realçar a capacidade de alguém conseguir realizar alguma coisa de difícil, como por exemplo quando o presidente do Benfica contrata um jogador caro, como o Simão: "Onde é que ele vai buscar o dinheiro? O gajo é mesmo um artista desta merda..."
Parece que hoje em dia tudo é arte. Ah! maravilha, estamos rodeados por arte! "No outro dia passou por mim uma gaja que era uma autêntica obra de arte..."
Mas infelizmente nem tudo é arte.
Mas felizmente a arquitectura ainda é um arte.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
16:41