O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, junho 26, 2003

 

Acredito nisto

Ando a ganhar forças para escrever um texto sobre a questão da arquitectura como arte. Não é fácil. Não pretendo dar nenhuma resposta sobre esta questão. Para isso basta ler qualquer coisa do Umberto Eco. Mas vou tentar organizar a minha cabeça nesse sentido. "Será a Arquitectura uma arte?"
O problema tem a ver com a banalização da palavra "arte", e ainda mais da palavra "artista". Carlos Queiroz disse ontem em Madrid que o "futebol é arte e rigor". O futebol é uma arte? Pior ainda é quando se tenta explicar que as touradas são também uma "arte". "A arte de bem cavalgar". Até me dá arrepios quando oiço isto. Ou quando se fala por exemplo da "arte de fazer política". A palavra "artista" é ainda pior tratada. Até se costuma usá-la com um sentido depreciativo, por exemplo quando estamos no trânsito e vemos uma caramelo com mania que é um carapau de corrida. Sai-nos logo um "olha-me para aquele artista"... Ou então quando queremos realçar a capacidade de alguém conseguir realizar alguma coisa de difícil, como por exemplo quando o presidente do Benfica contrata um jogador caro, como o Simão: "Onde é que ele vai buscar o dinheiro? O gajo é mesmo um artista desta merda..."
Parece que hoje em dia tudo é arte. Ah! maravilha, estamos rodeados por arte! "No outro dia passou por mim uma gaja que era uma autêntica obra de arte..."
Mas infelizmente nem tudo é arte.
Mas felizmente a arquitectura ainda é um arte. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]