O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, junho 24, 2003

 

Bom, se alguém estiver interessado, aqui tem uma reflexão sobre a árvore na cidade...

A árvore é um elemento essencial ao ambiente urbano. A sua existência valoriza o espaço, por diversas razões que vão desde o campo científico ao campo estético.
A árvore desempenha funções vitais na cidade, como a regularização dos microclimas, a protecção contra o vento, ruído e agressões variadas, o ensombramento de ruas e praças e como não podia deixar de ser, contribui para uma melhoria da qualidade do ar.
A variedade das espécies abre um leque de diferentes características estéticas, como texturas, cores, dimensões, etc., que variam a sua inserção na cidade. Por sua vez, a forma como a árvore é utilizada, quer seja isolada, em alinhamento, agrupada ou de qualquer outra forma, ajuda na caracterização e definição do espaço urbano.
Encontramos árvores um pouco por toda a parte. Umas em espaço público, outras em espaço privado que apenas deixam adivinhar as suas copas.
A sua existência é algo banal, o que leva a que a maior parte das vezes nem reparemos que elas lá estão. Mas a verdade é que quando entramos numa área em que não existe uma única árvore, o espaço urbano torna-se mais pobre. Muitos casos em Lisboa são disto exemplo. A ausência de árvores em certas ruas deixa a nu alguns ‘desastres’ arquitectónicos. A árvore tem essa capacidade, a de valorizar uma arquitectura de interesse e de camuflar as ‘aberrações’ da construção. LR

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]