O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sexta-feira, junho 27, 2003

 

Hi-Tech

Fala-se muitas vezes na arquitectura Hi-Tech? Mas o que é isto? Basicamente é uma corrente de pensamento que se basea nas inovações construtivas para apoiar as decisões de projecto. Promovem o uso de materiais e técnicas vanguardistas na procura de novas formas de habitar ou trabalhar. É essencialmente um fenómeno britânico, embora esteja espalhado pelo mundo todo.
Este tipo de arquitectura é muito espalhafatosa. Seduz facilmente o olhar mais desprevenido. Com isso os seus autores conseguem criar uma imagem de marca que atrai clientes. E o tipo de cliente do Hi-Tech são principalmente instituições abstractas, mais do que pessoas individuais. O cliente ao procurar este tipo de expressão arquitectónica, procura através dela tentar fazer identificar a própria imagem da sua empresa com essa inovação. Usa-se desse fácil poder de sedução para, perversamente, seduzir o público/ cliente.
Muitas sedes de empresas optam por este tipo de arquitectura. De uma certa forma ela é intimidadora, pois à primeira vista foje dos processos tradicionais de construção, o que aumenta o fenómeno do "boi para palácio". Contudo esse processo de construção não é assim tão original. Muitos exemplos dessa arquitectura não passam de operações de cosmética, que introduzem materiais raros de uma forma pouco natural.
Devemos no entanto separar o trigo do joio. O Hi-Tech tem-se constituido como uma das poucas correntes contemporâneas que revela coerência. Tem oferecido bons casos de estudo e contribuído para o desenvolvimento da disciplina. Não podemos é deixar enfeitiçar-nos nesta magia aparente.
Na arquitectura o segundo olhar é sempre mais rico que o primeiro.
Deixo três links para páginas de arquitectos que mais se têm destacado nesta área. Não falo de Renzo Piano pois não o incluo nesta onda.

1. Foster and Partners
2. Grimshaw
3. Richard Rogers LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]