O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, junho 24, 2003

 

Inocências

Após infindáveis lutas com o computador consigo finalmente publicar aqui qualquer coisa, o que até vem a calhar porque ainda podiam pensar que a humilde participação era mesmo so a apoiar e sem mexer uma palha.

O que vai dentro da cabecita de um estudante de arquitectura? Muita, muita, mas mesmo muita confusão...pelo menos dentro da deste aqui.Os textos que se seguem foram escritos durante a transição do 2º para o 3º ano e se não são própriamente um contributo para o desenvolvimento teórico da arquitectura também não creio que sejam um grande atentado. Perdoem a obcessão pelo limão.



ARQUITECTURA?

Que pergunta...o que é um limão? Um limão é um citrino, um fruto amarelado, normalmente com um paladar pouco adocicado e muito ácido.
Todos vieram na inconsciência do que era arquitectura, guiados por alguma razão interna que lhes apontava um provável futuro no ramo. Mais de 10 já desistiram, a bússola estava avariada....mas não desistiram por saberem o que é arquitectura e saberem que não a queriam. Se o aluno de quinto ano é capaz de dar a definição de arquitectura, aquela que se podia encontrar no dicionário, então algo está mal, o aluno entrou com a cabeça aberta e saiu com um limão na mão. A arquitectura não deixa de ser o que é, no entanto a definição torna-se constrangedora. Mas é uma prática, uma actividade quase como qualquer outra, semelhante á mais básica das actividades que sustentam o Homem e ao mesmo tempo semelhante à mais complexa e inútil das actividades humanas...quase que podia ser assim, mas estamos a falar de arquitectura, é melhor ficarmos com o limão, afinal falar de um fruto amarelo com alguma acidez está longe de definir o que é um limão.


A ILUSÃO

A grandeza de poder fazer, do poder eventualmente ser, da possivel conquista.
Existe tudo desde o início, a pequena semente está lá, germina, e impele-nos para a frente. Mas também existe a desilusão, do não poder, do já não querer. A forma como se passa de uma para a outra é das mais pérfidas e passa pelo, lá está, professor. Que grande animal, esse tipo que nos seduz com a poética adquirida na profissão e que no instante seguinte nos corta as pernas...mas não faz mal, o que conta é o aluno, não é a opinião do professor, o aluno aprende por si, por si se desenvolve e por si mesmo se critíca. O professor não existe. A assunção de que contratar o tipo que projectou o edificio X vai ser excelente porque vai ser capaz de ensinar muito melhor o aluno é ridícula...o pedagogo ficou em casa, o professor delira com as utopias que tinha vontade de construir mas que não pode e cujos repflexos vê na nova geração. Mas ele sabe, e demonstra que sabe, consegue falar interminávelmente sobre uma tematica e iluminar os ouvintes, e então, quando finalmente diz “ Eu não vos posso ensinar nada...” tem razão, o homem afinal de contas é apenas isso. Mas a frase está incompleta, na realidade ele diz “ Eu não vos posso ensinar nada que não saibam ja, so estou aqui para vos mostrar que voçês sabem que sabem”. Aqui sim, percebemos...temos realmente um limão, senão mesmo O Limão, na mão. AD

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]