Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Ontem pela primeira vez pus umas imagens no blog. Hesitei. Sendo este um espaço de discussão da arquitectura teria lógica apresentar imagens. Ou talvez não.
A imagem hoje em dia torna-se muitas vezes inimiga da arquitectura. Falo concretamente da fotografia. A velocidade de comunicação, televisão e internet, banalizou de uma certa forma a descoberta da arquitectura. Uma boa fotografia corre o mundo instantaneamente, divulgando um ângulo, num dia, com uma certa luz, com um certo campo de visão de um edifício. Com base nesta imagem gera-se um conceito (um pre-conceito) do que é a construção. Isto é muito perigoso e falso. Por duas razões.
1. Muita da arquitectura que é feita hoje é feita para a fotografia. Já não são só os guarda-redes. Os arquitectos também jogam para a fotografia. Há no processo de escolhas projectuais um excessivo peso do resultado da imagem. "Mete isso mais brilhante, senão não aparece na revista". Este factor contribui fortemente para o empobrecimento da disciplina da arquitectura. A imagem de um edifício é apenas uma pequena parte das responsabilidades de um edifício. A arquitectura não deverá cair na sedução fácil da imagem. Tornar-se-á uma coisa de moda.
2. A imagem tem também outro problema. Alguns edifícios ficam rotulados, ou identificados com um determinado resultado da fotografia. O que por vezes é uma injustiça. A obra não é apreciada correctamente, ficando sujeita a uma distorção de percepção através dessa imagem. É claro que apartir do momento que geramos essa percepção na nossa cabeça, a visita ao edifício está condicionada. A relação edifício-visitante fica adulterada. Vamos a um determinado sítio comprovar ou testar aquela imagem. Claro que depois há decepções. Porque a fotografia é tirada com condições de iluminação escolhidas, normalmente quando o edifício é inaugurado, sendo portanto uma imagem muito pura. A realidade é diferente.
Voltando a este blog. Quando eu disse que "vale a pena conhecer este edifício" e remeti para o site dos SNOHETTA é claro que cometi um grande erro. Não se "conhece" um edifício através de um texto auxiliado de umas imagens. Por muito boas que essas imagens sejam. Assim, e ao pôr as imagens neste blog, espero contribuir para a divulgação do fascínio da arquitectura. Nada mais.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
13:09