O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, junho 24, 2003

 

O Problema da Imagem

Ontem pela primeira vez pus umas imagens no blog. Hesitei. Sendo este um espaço de discussão da arquitectura teria lógica apresentar imagens. Ou talvez não.
A imagem hoje em dia torna-se muitas vezes inimiga da arquitectura. Falo concretamente da fotografia. A velocidade de comunicação, televisão e internet, banalizou de uma certa forma a descoberta da arquitectura. Uma boa fotografia corre o mundo instantaneamente, divulgando um ângulo, num dia, com uma certa luz, com um certo campo de visão de um edifício. Com base nesta imagem gera-se um conceito (um pre-conceito) do que é a construção. Isto é muito perigoso e falso. Por duas razões.

1. Muita da arquitectura que é feita hoje é feita para a fotografia. Já não são só os guarda-redes. Os arquitectos também jogam para a fotografia. Há no processo de escolhas projectuais um excessivo peso do resultado da imagem. "Mete isso mais brilhante, senão não aparece na revista". Este factor contribui fortemente para o empobrecimento da disciplina da arquitectura. A imagem de um edifício é apenas uma pequena parte das responsabilidades de um edifício. A arquitectura não deverá cair na sedução fácil da imagem. Tornar-se-á uma coisa de moda.

2. A imagem tem também outro problema. Alguns edifícios ficam rotulados, ou identificados com um determinado resultado da fotografia. O que por vezes é uma injustiça. A obra não é apreciada correctamente, ficando sujeita a uma distorção de percepção através dessa imagem. É claro que apartir do momento que geramos essa percepção na nossa cabeça, a visita ao edifício está condicionada. A relação edifício-visitante fica adulterada. Vamos a um determinado sítio comprovar ou testar aquela imagem. Claro que depois há decepções. Porque a fotografia é tirada com condições de iluminação escolhidas, normalmente quando o edifício é inaugurado, sendo portanto uma imagem muito pura. A realidade é diferente.

Voltando a este blog. Quando eu disse que "vale a pena conhecer este edifício" e remeti para o site dos SNOHETTA é claro que cometi um grande erro. Não se "conhece" um edifício através de um texto auxiliado de umas imagens. Por muito boas que essas imagens sejam. Assim, e ao pôr as imagens neste blog, espero contribuir para a divulgação do fascínio da arquitectura. Nada mais. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]