O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

domingo, junho 29, 2003

 

Outras casas

Chego de um espaço nocturno. Algo se passa, pois em vez de ir dormir vim escrever. Quando começar a frequentar um psiquiatra ele perguntar-me-á: "Então, qual é o seu problema?" Eu respondo: "Sabe, eu tenho um blog..." O médico não resiste e solta um "ah..." condescentende e compreensivo.
A rede de espaço nocturnos é bastante peculiar. O ambiente que se vive em cada sítio pouco tem a ver com a sua arquitectura. Salvo raras excepções, não posso deixar de referir o Lux, alvo de um brilhante trabalho de Margarida Grácio Nunes e Fernando Sanchez Salvador. Mas no geral a arquitectura é um elemento passivo. O sítio onde hoje estive está na moda. Não quero dizer o que é, mas posso referir que é um espaço com bastante proKura. O tipo de pessoas que o frequenta é intrigante. Fico com a sensação que quando olho em volta não vejo pessoas, mas personagens. Cada um parece-me uma caricatura do que quer parecer ser. Pouca coisa é genuína. Impera a fachada, o "look", o estilo. E o sítio? Badamerda para o sítio. O que interessa é se é falado nas revistas. O ambiente soturno que impera nada tem a ver com a música que se ouve, ou com o estado de espírito dos clientes.
Toco nas estátuas. São de cartão. Ao olhar desprevenido parecem obras em pedra. Ah, que falso.
Ao contrário do que considero ser o fascínio da arquitectura e dos ambientes controlados, interessa mais "ser visto" do que "ver". Infeliz atitude esta.
Eu, sempre tocado por este espaço que já foi várias coisas diferentes, sinto-me o único que repara nisso. Os outros dançam, riem, posam, conversam. E voltam para casa com vontade de para a próxima terem um melhor desempenho, no teatro da noite. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]