Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Quando O Projecto foi criado não sabia ao que vinha. Continua sem saber. Mas a constatação de que a maioria dos blogs são "generalistas" (aqui está a tele-linguagem em funcionamento), e por "generalistas" entendo também aqueles que são de política, deixa algumas dúvidas sobre a viabilidade de um blog sobre um assunto tão específico: Arquitectura. Por isso é que decidi falar nas "cidades" no sub-título, é mais abrangente.
Os blogs que conseguem criar um ambiente mais direccionado são normalmente sobre literatura. Compreende-se. A blogosfera é um meio escrito. Portanto, tirando os blogs "políticos" e os "literários" não há muitos blogs que eu visite com frequência. Gosto dos blogs simples (será que é já obrigatório escrever "blogues"?) Os blogs que usam um grafismo mais desenvolvido não me prendem a atenção. Acho que lhes retira a característica do imediatismo. Um diário é algo que se rabisca quando se vai no autocarro e que normalmente tem má caligrafia. Portanto será interessante tentar divulgar a arquitectura neste meio?
Já há algum tempo para cá tenho reparado na avassaladora presença das temáticas da arquitectura nas conversas quotidianas. Sempre que alguém mantém uma conversa que dure mais de cinco minutos invariavelmente falará ou da "casa", da "rua", dos "transportes", do "centro comercial", "na Expo", na "igreja", etc, etc. Para um ouvido atento é muito engraçado reparar nisto.
O Projecto tenta ser um espaço onde a arquitectura é tratada com este nível de aprofundamento, o da conversa de café. Queremos fazer a tentativa de tirar o pensamento arquitectónico (chiça, digo tantas vezes a palavra que daqui a nada perde o sentido!) da cristalização intelectual dos meios restritos e trazê-la para o dia-a-dia. É claro que sempre que possível meteremos a nossa colherada pseudo-teórico-proto-intelectual.
Nem que seja só neste nosso cantinho dessa pequena gaveta chamada blogosfera, onde parecem ter sido enfiadas todas as manifestações pessoais com interesse na Internet.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
02:20