Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Devo fazer um esclarecimento. Quando disse que Campo de Ourique tem uma arquitectura francamente má talvez tenha sido incompreendido. Disse-o numa lógica de elogio ao bairro. Se repararmos bem, não é pela arquitectura dos seus edifícios que Campo de Ourique se destingue. As condições de habitabilidade da construção são medianas. Está certo que temos uma arquitectura competente, se quisermos, como é tantas vezes a construção anónima. Talvez seja esta a melhor maneira de caracterizá-la: anónima. É raro neste bairro que um edifício faça alguém parar para se maravilhar. É certo que
«A Arquitectura é uma festa como a Vida deve ser, não tendo contudo que ser algo excessivamente festivo a não ser por circunstâncias de mercado», como nos escreve um leitor. Sobre isto, lembro-me de uma frase do arq. Silva Dias que repondia assim, quando lhe perguntavam sobre o estado da arquitectura em Portugal: «Nós temos uma boa alta costura. Falta-nos é um bom pronto-a-vestir».
Neste sentido só me apetece mais uma vez elogiar a "má arquitectura" de Campo de Ourique. Aqui há uma identificação total entre as pessoas e a "sua casa". Muita da "boa arquitectura" não tem esta identificação. É pena.
P.S.: O mesmo leitor alerta para o facto de Campo de Ourique ter um Plano, um bom Plano, e o que é um Plano senão arquitectura? É claro. Nem podia ser de outra forma. Um bairro tão equilibrado teve de ser pensado. Nada disto nasce espontâneamente. E esse Plano não se vê, sente-se.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
15:53