O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sexta-feira, julho 04, 2003

 

Apesar de não ser tradicional

Aquando da realização desse desígnio nacional chamado "Expo 98" visitei, como todos os visitantes, os pavilhões situados na "Área Internacional Norte". Hoje chama-se FIL. Foi o maior pavilhão da EXPO e é o maior edifício do Parque nas Nações. Desenhado pela dupla A. Barreiros Ferreira e A. França Dória (Tetractys Arquitectos, Lda), o edifício é constituído por 4 grandes áreas unificadas por uma imensa cobertura ondulada, que confere ao conjunto uma coerência formal. Pode dizer-se que é um exemplo do desconstrutivismo em Portugal, pela maneira que vai desmontando constantemente os volumes, procurando novos espaços.
Num país como Portugal não é fácil ir por aqui. A arquitectura portuguesa é principalmente uma arquitectura culturalista, em oposição a uma arquitectura tecnológica. O arquitecto Domingos Tavares fala com clareza destas distinção traçando a geografia da separação, conotando a cultura anglo-saxónica com a tecnologia e a cultura mediterrânica com o fenómeno culturalista. Isto para explicar uma certa estranheza natural que um povo como o nosso pode receber este tipo de arquitectura.

Estava eu calmamente junto ao pavilhão quando ouvi a seguinte frase: "Isto apesar de não ser tradicional até é agradável".
Só hoje percebi que isso era um elogio.
A arquitectura precisa de tempo para se enraizar. Não é um fenómeno estético de moda. Só assim se percebe esta resistência intrínseca à contemporaneidade.LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]