O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, julho 24, 2003

 

Devolvo o passe cruzado

Julgava eu ter escrito um post de férias, a falar da bola, que não ia levantar ondas, quando percebi que estava enganado. O hARDbLOG discorda do meu apreço pelo Estádio das Antas (ponho as maiúsculas que foram precisas). Diz também que para mim o Estádio da Luz está acima de quaisquer críticas. Comecemos por aqui. Não referi que à primeira vista a Nova Catedral me pareceu uma desilusão. Quando vi os primeiros "press release" com aquelas imagens computadorizadas fiquei algo apreensivo. Aqueles arcos pareciam-me despropositados. Contudo (talvez afectado pela clubite, admito) quando visitei a obra já num estado avançado, com a cobertura completa, fiquei surpreendido pela positiva. É claro que não passa de um «campo da bola», sendo neste caso imcomparável à obra prima de Braga. No entanto acho que um estádio deve ser sobretudo um campo da bola. Não me choca que um estádio (como o da luz) tenha caído quase de para-quedas naquele terreno, com poucas preocupações de implantação. A periferia também dá para isto. Um estádio vale pelo seu ambiente interior, pela capacidade que tem de albergar e dar condições para as manifestações populares, massificadas. E quando visitei a obra, mesmo com o estádio vazio, não deixei de sentir essa força quase mítica que vem de um estádio (não só do nosso estádio). A inclinação das bancadas, os dois pequenos anéis centrais, a cobertura, o gesto largo dos arcos, tudo se conforma para definir um belo estádio.
Quanto ao Dragão, não visitei a obra, mas tive a opurtunidade de assistir a uma apresentação do arquitecto - Manuel Salgado -, e do engenheiro responsável pela estrutura da cobertura - António Reis -. Fiquei impressionado. Em relação à cobertura, que tem aquele aspecto leve quando comparado com os tirantes de Alvalade, ou os arcos da Luz, há uma história engraçada. Dizia o eng. António Reis que, antes de ter a primeira reunião com a direcção do FCP, tinha esquiçado umas ideias para a cobertura. Entre elas estavam o modelo de tirantes, ou o modelo de arcos suportantes. Quando chegou à reunião foi-lhe dito: «sr. engenheiro, pode fazer o que quiser, mas tirantes é que não», numa alusão ao estádio de Alvalade. O modo como foi resolvida a estrutura da cobertura é muito elegante, unificando o estádio. Também a ideia de não haver bancadas superiores a partir da cota da "praça" que contorna o estádio, permitindo assim uma visão longitunidal que se atravessa de um lado ao outro, é interessante. É original e pode contribuir para a identidade do estádio, e para a definição de um "lugar".
Quanto a Braga parece haver um concenso. Também essa cobertura tem uma história engraçada. Diz Souto Moura que quando a pensou, pensou-a contínua. «Como a pala do Siza». Depois informaram-no que isso mataria o relvado, implicando um investimento de 30 mil contos periodicamente. Procurou então uma maneira de deixar passar o sol. Há esquiços de uma pala esburacada, perfurada, «como um queijo suiço». Mas as sombras que povocava inviabilizaram essa ideia. Finalmente, no fim do processo, chegou-se à solução definitiva, com os cabos que unem os dois lados da pala.
O processo de criação é - quase sempre - mais fascinante que o resultado final. Esse é o drama da arquitectura. O grande esforço que é feito procura essencialmente um objectivo: tentar parecer que tudo foi feito sem esforço. É irónico e ingrato. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]