O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quarta-feira, julho 02, 2003

 

Especialmente para si

Sempre quis ter uma casa “à arquitecto”? Daquelas da moda, que aparecem nas revistas? Nada mais fácil, basta seguir estes tópicos e verá que fica com uma casa de fazer inveja.

As 15 regras de ouro da arquitectura Casa Claudia:

1-Se a cobertura é em telha tem que tomar medidas rapidamente, basta fazer uma cobertura em terraço, assim fica mais contemporâneo.

2-Há janelas? Daquelas normais, com caixilho e sem terem a altura do pé direito? Então tem que se deixar dessas coisas, a janela é para ocupar a parede toda!

3-A porta de entrada é em alumínio? Não empena, é melhor acusticamente? Não interessa, a madeira é sempre melhor. A porta não pode ter almofadas é claro.

4-Tem cortinas? Estores de plástico? Isso não pode ser, retire tudo e desfrute da companhia dos vizinhos.

5-As palmeiras que tem no quintal não ajudam, retire-as. Pode sempre substituir por relva ou então por oliveiras com mais de 100 anos.

6-Não tem nenhuma divisão da casa perfeitamente inútil? Como por exemplo um “miradouro” ou um “espaço de contemplação”? Sacrifique uma dispensa e tem o caso resolvido.

7-Há alguma divisão que não tenha iluminação natural? Ainda ninguém lhe disse que as entradas de luz natural (zenital) fazem maravilhas? Trate disso, experimente fazer um poético “rasgo de luz”. Basta esburacar a parede da sala.

8-Consegue ver as lâmpadas de iluminação do interior? Então está no caminho errado. Qualquer tipo de iluminação artificial tem que ficar escondida, sem que se saiba de onde vem, é mais divertido assim. Tome nota do lugar de cada uma das lâmpadas pois em caso de avaria é mais fácil encontrar o local do problema.

9-Está farto/a das paredes interiores? Experimente introduzir uns tijolinhos de vidro e verá que as divisões adquirem uma nova dimensão.

10-Consulte a planta de sua casa. Todas as paredes são perpendiculares não é verdade? Calma, nada que não se resolva com divisórias falsas. Experimente colocar as novas paredes num angulo de 45º em relação ás restantes. O ângulo é muito importante, só assim consegue desperdiçar o máximo de espaço e ao mesmo tempo contar uma história que ninguém vai perceber. É tudo psicológico mas vale a pena.


11-Tem algum pilar no meio da sala? Se não tem tome já as providências e coloque um, dá sempre um certo ar intelectual.

12-Entra-se directamente da rua para uma divisão? Isso é que não pode ser! Tem de haver um espaço de entrada, um hall, e a seguir a este ainda outro hall que faça a ligação do primeiro ao resto da casa. Só assim é que a passagem é subtil e os seus convidados vão sentir-se confortáveis.

13-Tem filhos? Não se recrimine, o que já está já está...mas evite-os ao máximo. Uma boa casa de arquitecto não sobrevive às crianças…ou as crianças não sobrevivem! Ainda o quarto dos miúdos é pintado de azul ou rosa, era o que faltava!

14-Evite a todo o custo os naperons em cima das cómodas e mesas. A madeira tem que ficar à vista. O tempo da sua avó já acabou.

15-Não se esqueça, em cima da mesa da sala só pode estar uma revista, escolha o tom da mesma para condizer com a sala.

Se por algum motivo não se sentir confortável na sua nova casa não desespere, espere que passe, dentro de alguns meses já nem nota. AD

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]