O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, julho 24, 2003

 

Futebol

E agora, ou não estivessemos em pleno início de época, futebol. Pois claro que vou falar dos estádios. Parece-me que há alguma incompreensão em relação a alguns projectos. A clubite prevalece. Não falo das altas competências para o futebol, essas fazem o seu papel e desatam a elogiar tudo o que vêem. Falo dos adeptos. Tirando os adeptos do Sporting - já muito foi dito sobre o estádio - para qualquer pessoa o melhor estádio, o mais bonito, é o do seu clube. Eu sou benfiquista. Gosto do novo Estádio da Luz - arq. HOK Sport -. Já o visitei e fiquei impressionado. Mas tenho de admitir que os melhores exemplos vêm do norte. Os dois projectos mais inspiradores são sem dúvida os estádios do FC Porto - arq. Manuel Salgado - (recuso-me a chamar-lhe o "Estádio do Dragão") e o estádio do Braga - arq. Souto Moura -. Também estou curioso para ver o resultado em Leiria - arq. Tomás Taveira-. Mas voltemos ao norte. Dito assim parece que os dois estádios são equiparáveis. Nada disso. Desta vez, limito-me ao estádio do Braga. O estádio do Braga é, pelas suas características, único. Com capacidade para 30 mil pessoas é um estádio mais pequeno. Seria impossível fazer aquele projecto com lotação de 50 mil espectadores. É simplesmente fantástico. Escrevo isto porque tenho ouvido algumas críticas por parte de adeptos da bola ao estádio. Dizem que o facto de ser tão aberto lhe vai retirar ambiente, que faz falta as bancadas de topo, etc. Tudo argumentos válidos. Mas o que respondo é: "vai lá e depois dizes alguma coisa". Malta da bola: ponham os olhos em Braga. Vai ser um estádio com um personalidade fortíssima. Não se está a construir ali um estádio maravilhoso, como também um sítio de eleição. E pela sua implantação e configuração, talvez seja o único estádio do mundo que leva à letra o conceito de "genius loci". Mais nada. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]