O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

domingo, julho 20, 2003

 

Pedro Mexia, Pedro Lomba e o www.JPCoutinho.COM

Tenho de reconhecer que não tenho nada a ver com o assunto. Mas o facto de parte dele ter sido público impele-me para uma reacção. Falo do fim da Coluna Infame e consequente impacto na relação dos seus autores. Não consigo entender a amizade como algo sujeita a um fim abrupto. Amizade que não pressuponha o perdão faz-me confusão. Nunca perdi um amigo. Nunca cortei totalmente relações. Claro que há aquelas situações em que a distância arrefece a comunicação, deixando morrer uma amizade. Mas a atitude de fim violento é rara. Daí que sinta que o que leio no Dicionário do Diabo e posteriormente no Flôr de Obsessão, seja reflexo de uma qualquer situação que não compreenda. Não conheço o Pedro Mexia, não conheço o Pedro Lomba, nem tão pouco conheço o João Pereira Coutinho. Mas quando pessoas que publicamente, através de uma sintonia própria a três vozes, construiram ao longo de vários meses um blog tão inspirador e motivador como A Coluna Infame, deixam deteriorar uma amizade, é caso para tristeza. Ver o Pedro Mexia dizer «Já não sou amigo de João Pereira Coutinho» , ou o Pedro Lomba escrever «O meu ex-amigo João Pereira Coutinho», deixa-me desiludido. Como já disse só falo disto porque teve uma componente pública. Como diz o Pedro Mexia houve factores privados que não conhecemos. Ainda bem, nem os quero conhecer. Mas a Coluna Infame foi muito mais do que um blog. O facto de ser escrita a três mãos só realçava a sua qualidade e a consequente cumplicidade dos seus autores. A Coluna Infame não existiria sem uma amizade forte. Nunca poderia ter o mesmo sucesso. Ver agora os dois Pedros referirem-se nos moldes que atrás escrevi ao JPC é difícil de perceber. Ainda para mais quando o fazem num contexto de elogio profissional ao JPC, a propósito do início de actividade do seu site, que acontecerá em breve. É nisto que a minha distância a estas atitudes se torna mais forte. Se, imagino, algum dia me acontecer um corte de amizade como este, de certeza que procurarei esquecer. Esquecer. Como quem se envergonha de algo e o quer esconder. Admiro este distanciamento capaz de separar o homem JPC do escritor JPC. Não deve ser nada fácil. Escrevo este texto porque raras pessoas, ou colunistas, me provocam um sentimento de sintonia como o Pedro Mexia. Identifico-me com quase tudo o que ele escreve. Ouvi muitas vezes dizer «vocês sabem tudo, só não têm nomes para as coisas». Com as opiniões do Pedro Mexia acontece-me isso. A sua arte para a escrita consegue passar para palavras, de um modo incomparavelmente mais eficaz do que eu alguma vez o faria, opiniões que sinto, posições que tomo. O sacana às parece que escreveu só para me fazer a vontade. Daí que, e repito devido ao facto de este episódio ter tido um lado público, sinta alguma preplexidade e desilusão por este acabar de uma (duas) amizade(s). O último post de PM na Coluna começava assim: «A política não é a coisa mais importante do mundo. Nem os blogs.» Custa-me ver que o que aconteceu num blog tenha interferido tão violentamente numa amizade. Fazendo outra vez minhas as palavras do PM, e aplicando-as aos três, «Continuo a seguir com interesse os seus textos, até porque concordo com as ideias (muitas vezes) e aprecio a prosa (sempre)». LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]