O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sábado, julho 19, 2003

 

Sobre o reconhecimento

Recebemos o seguinte mail, a propósito do esquecimento dos arquitectos por parte dos media:

Ando a pesquisar sobre "pedras velhas" de Braga. Encontrei este site http://www.bibliopolis.info/, dedicado à Bibliopolis de Braga, em cujo projecto foram integradas algumas dessas "pedra velhas". Para além do texto introdutório apresentam-se 144 fotografias do edifício (concluído em 1999 e ainda fechado, mas isso é outra história). Nas fotografias assinala-se um copyright, Ana Carneiro, suponho que seja a autora das fotografias.
Li e reli, procurei o autor do projecto. Encontrei-o? Não. Não sei quem patrocina este site, sei que através do site da Biblioteca Pública de Braga, se chega a ele. Sei também, está no texto, quem foram os promotores do projecto. Universidade do Minho (a BPB é uma unidade dessa instituição), Câmara Municipal de Braga e a Secretaria de Estado da Cultura (ou hoje Ministério, ou seja o que for). Estado, nas suas múltiplas variantes. O Estado está-se nas tintas para quem faz os projectos. O jornalismo também (lembro-me de uma reportagem no Público, muito elogiosa para o edifício, sobre a abertura de outra biblioteca, no Alentejo, e também aí, o edifício tinha sido "feito" pelo director da biblioteca que era o único nome mencionado).
Parece-me que de facto, têm que ser os arquitectos a "berrarem" que fazem coisas. Pelos vistos depois de elas estarem feitas, ninguém mais se lembra deles. (As excepções contam-se pelos dedos da mão).
Ana Luísa Freitas

Estas situações são normais, infelizmente. Ou é um nome famoso, parte do circuito «superstar», ou então a autoria dos projectos é negligenciada. Mas o simples facto de se falar no edifício, de se lhe fazer esse elogio, já é muito bom. Aliás é o mais importante. É fundamental que se publicite a arquitectura. Mas o que se pode fazer neste país que Clara Ferreira Alves descreve hoje, que não lê, que não tem cultura? Será que alguém que lê em média «menos de um livro por ano» vai ligar alguma coisa à autoria de um projecto? Se reparar no edifício já é uma vitória! LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]