O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, setembro 29, 2003

 

A Arquitectura como Arte (3)

Um dos aspectos no qual a arquitectura partilha com a arte é o seu carácter regional, ou regionalista. Um dos produtos do modernismo foi o chamado regionalismo crítico. Contudo não é apenas disso que falo.
O genius loci, ou o espírito do lugar. Conceito inerente à construção, que indica uma forte influência do sítio na arquitectura. O construído não pode ignorar o sítio. A Segunda Natureza resulta da Primeira (a Natureza).
O que nos faz viajar, conhecer as cidades que não conhecemos? O que nos leva a percorrer centenas ou milhares de quilómetros só para viver uma coisa que já vivemos, a cidade? A sua especificidade. O que a torna única, singular, apaixonante. Conhecer outros povos, outras culturas, outras maneiras de estar. E não descobrimos outra cultura visitando um museu, ou navegando na internet, mas fundamentalmente visitando as suas cidades. Isto acontece porque a arquitectura, a construção, é uma forma de expressão popular, cultural (aqui os dois conceitos não são distintos). E digo arquitectura não só como obra de arquitecto mas como qualquer construção, qualquer realização humana no domínio da transformação do território.
Este carácter regional, subjectivo, cultural, ajuda-nos a compreender a arquitectura como arte. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]