Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Um dos aspectos no qual a arquitectura partilha com a arte é o seu carácter regional, ou regionalista. Um dos produtos do modernismo foi o chamado regionalismo crítico. Contudo não é apenas disso que falo.
O
genius loci, ou o espírito do lugar. Conceito inerente à construção, que indica uma forte influência do sítio na arquitectura. O construído não pode ignorar o sítio. A Segunda Natureza resulta da Primeira (a Natureza).
O que nos faz viajar, conhecer as cidades que não conhecemos? O que nos leva a percorrer centenas ou milhares de quilómetros só para viver uma coisa que já vivemos, a cidade? A sua especificidade. O que a torna única, singular, apaixonante. Conhecer outros povos, outras culturas, outras maneiras de estar. E não descobrimos outra cultura visitando um museu, ou navegando na internet, mas fundamentalmente visitando as suas cidades. Isto acontece porque a arquitectura, a construção, é uma forma de expressão popular, cultural (aqui os dois conceitos não são distintos). E digo arquitectura não só como obra de arquitecto mas como qualquer construção, qualquer realização humana no domínio da transformação do território.
Este carácter regional, subjectivo, cultural, ajuda-nos a compreender a arquitectura como arte.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
15:12