O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, setembro 29, 2003

 

Casa Pacheco de Melo

Na gloriosa ilha de S. Miguel tive a oportunidade de conhecer a casa Pacheco de Melo, vencedora da última edição do Prémio Secil. Bati à porta e entrei. Assim mesmo, nem mais. Obviamente vínhamos (não estava sozinho) incomodar, mas como não é todos os dias que se vai aos Açores não nos importámos com isso. A simpatia do dono foi extraordinária. Insistiu em percorrer os cantos e recantos da casa, falando energética e apaixonadamente sobre cada detalhe. Falou da casa e da sua génese, do longo processo entre o sonho e a concretização. Com a alegria de uma criança, imparável, conduziu o grupo de estranhos numa viagem de arquitectura, contando uma estória corroborada pelas paredes que nos encerravam.
Poderia falar da casa, da sua magnífica implantação, da calma e tranquilidade que faz sentir. Mas não me apetece.
Fico-me pela forte impressão que me causou a total identificação de uma pessoa com uma arquitectura que lhe é exterior, pois a criação pertenceu a outro, o arquitecto. Como cliente João Pacheco deu liberdade total ao contratado. Isto não se deve apenas ao facto de as duas pessoas serem amigas, amigos amigos, negócios à parte. Esta confiança teve um factor mais decisivo: a sintonia de sentimentos pelo sítio. Contou-nos o simpático interlocutor que durante a visita ao terreno percebeu que o arquitecto sentia pelo sítio o mesmo que ele, a mesma vibração, a mesma paixão que o levara a comprar aquele bocado de terra. A partir dali, o habitar começara.
Foi marcante ver a alegria do dono da casa. Não é todos os dias que a arquitectura consegue ter este impacto, esta força.
A Casa Pacheco de Melo mereceria o Secil só por isto.
O arquitecto chama-se Pedro Maurício Borges. Parabéns. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]