O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, outubro 06, 2003

 

Periferias

Viver na periferia, ou nos arredores, é peculiar. Só o nome dá que pensar. Periferia de quê? Porquê? Em Lisboa a situação está fora de controlo. Apesar de estarmos num período de relativa estagnação, a periferia de Lisboa cresceu muito e muito depressa. Se planeamento, sem política, sem desenho. Era para ser apenas um dormitório, isso é verdade, e como dormitório não lhe era exigido muito. E tinha um impulsionador forte, uma razão incontornável: o preço. Realmente era mais barato comprar casa na periferia. O preocupante é que isso já não é tão verdade assim. Mas adiante.
O centro das cidades fora ocupado pelas empresas. As pessoas fugiram e foram para a periferia. Agora as empresas vão para a periferia, disfrutar das vantagens que a habitação já conhecia: mais espaço, menos dinheiro. E constróiem-se os Parks. Mas isto é numa periferia, a que reúne algumas condições, a que não envergonha os administradores. A outra está cada vez mais selvagem, desordenada. O suburbano tem aí razão de ser. Aí o periférico também quer dizer marginal.
O espantoso é a proximidade. Pensamos que isto se passa lá longe, mas é já aqui ao lado. E é revoltante ver o centro desocupado. Basta percorrer a av. da República ou a Baixa para sentir isso.
A Cidade está a mudar. Eu já estive em S. Paulo, e não estou a gostar nada disto.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]