O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, dezembro 16, 2003

 

Ser «moderno»?

Não é estar permanentemente na ponta aguçada da vanguarda. Isso é certo. Os que assim vivem não existem, são espelhos com pernas que não sabem o que são. Inquietos, não perdem uma actualização, seja no vestir ou na música. Não analisam, não reflectem, não confrontam. Nunca olham para trás. Por isso não são modernos.
Então o que é ser moderno?
Não há lugar para pessimistas. Lamentações saudosistas não andam de braço dado com a modernidade. Há que acreditar minimamente nos dias que correm, que o mundo de hoje é, algures, melhor do que o de ontem. Não é fácil, exige um olhar crítico acutilante.
Exige também outra coisa.
O que estamos nós aqui a fazer se não acreditamos que podemos mudar o mundo? Parece uma expressão de candidata a miss mundo? É muito mais do que isso. Ser moderno implica viver hoje e aqui, motivados pela certeza que o futuro é da nossa responsabilidade. Por isso quer queiramos quer não nós mudaremos o mundo (nem que seja depois das três da manhã).
Há quem se demita desta certeza.
Mas não conseguem. Só morremos quando morrer a última pessoa que ouviu falar de nós. Esse é o legado que deixamos. A memória constrói-se diária e colectivamente. É difícil compreender o longo prazo da memória, que ultrapassa a nossa condição humana, insignificante, limitada e breve.
Ah! parece que chegámos a um sítio qualquer.
Então ser moderno é ter memória? É, mas sobretudo construí-la. O património de hoje foi sempre modernidade de então. ESTA É A VERDADE. E mesmo a História é trapaceira. Vestida no seu manto imune leva a consciências deturpadas. Suportar a vida em historicismos duvidosos, viver preso a um passado idílico que nunca existiu senão na nossa cabeça, é semelhante ao depressivo que não sai da cama. Como diz Mario Vargas Llosa «a História é uma ciência carregada de imaginação.»
Então afinal é estar na vanguarda permanente?
O futurismo é uma ciência ainda mais fracassada. Um exercício muito interessante é observar os cenários que foram sendo imaginados para o ano Dois Mil. Os vanguardistas alucinados deveriam tentar fazer essa simples análise, e reparar nas asneiras que os seus pares disseram e escreveram. Asneiras no bom sentido, pois a componente humorística é elevadíssima. Lembro-me agora de uma comparação casual: o cenário miranbulante da série animada The Jetsons, e o fantástico confronto psicológico e ambiental de um imaginário assustador e perigoso descrito em Minority Report.
Parece que não chegámos a nenhuma conclusão.
As conslusões são difíceis e ingratas. Ser moderno é ter consciência que a História não é mais do que uma sequência de «hojes», de presentes, de intantaneidades. Ensinam-nos na escola: «a História é uma maneira de conhecer o passado, compreender o presente e projectar o futuro.» Repare-se na pedra-chave: «e projectar o futuro».
Ei-la - a conclusão.
Afinal ser moderno é projectar o futuro. Pelo menos tentar. Porque sobre nós cai uma única certeza: o futuro está à porta, é real, vai existir. Ainda que quando lá chegarmos não percebamos. LAC

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]