O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, janeiro 19, 2004

 

Entre o branco branco e o rosa-choque

Abordar o tema da cor é sempre delicado. Sobretudo em Portugal, nesse país onde «quando um gajo não faz uma coisa lisa e toda branca, está logo lá a televisão no dia a seguir a filmar e a fazer um escândalo». Parece que é necessário sempre de um argumento muito forte para não se utilizar o branco, para se fugir, para se querer fazer outra coisa, como se o branco, na sua pureza, fosse a cor oficial, o politicamente correcto. Num certo sentido é, no país de Siza. Resulta do nosso clima, quente, esta necessidade do guardião de branco, que repele o calor incómodo.
Mas a cor como elemento arquitectónico é um factor de enriquecimento, de aumento de significado, de vontade. É esta vontade que parece faltar a este manto branco que corre o país de norte a sul, falando da arquitectura que se faz hoje.
Convém identificar claramente duas situações completamente distintas da expressão da cor: aquela que resulta como consequência, e aquela que se apresenta conscientemente como opção. A primeira está claramente ligada à expressão natural dos materiais, à sua cor indissociável que imediatamente se afirma como a identidade do próprio material: a madeira é castanha, a cerâmica é cor de tijolo, o betão é cinzento, o metal é reluzente, o granito é escuro, o mármore é claro, o vidro é incolor. Uma gama cromática que se baseie nesta naturalidade é aceitável, está bem, não faz ondas, é reconfortante. A estas parece só ter direito juntar-se o branco das paredes.
Outra coisa completamente distinta é falar na cor com opção. Escolher um azul vivo é uma atitude muito mais forte, e por isso mais importante, do que deixar o betão à vista. Quando digo mais importante não digo que é mais válido, ou mais rico, mas apenas que é uma opção mais difícil de tomar. Porque quando a cor foge ao esperado corre o risco (não necessáriamente mau) de se tornar o elemento preponderante, relegando tudo o resto para segundo plano. Não é por acaso que o Taveira é o arquitecto às cores. Será que se pintássemos as Amoreiras de branco aquilo se mantinha o mesmo edifício?
Há também uma questão de gosto. O que vem baralhar esta história toda. Porque quando se introduz uma variável tão subjectiva como o gosto, perde-se o referencial e corre-se o risco de entrar na anarquia. Os brasileiros têm um ditado bastante revelador: «Se todos gostasssem do verde, o que seria do amarelo?»
Estará para inaugurar em breve o novo teatro municipal de Almada, já intitulado «Teatro Azul», numa referência ao mosaico que o reveste na totalidade. Como aconteceu esta opção, do azul intenso, tão intenso que se apropria do próprio nome do teatro? Graça Dias revelou-o numa conferância. Numa das muitas reuniões que os arquitectos foram tendo com o cliente, foi apresentada uma maquete em roofmate, material bastante apreciado na construção de maquetes e usado na construção civil como isolante térmico. Ora bem, acontece que este material é azul, sem nenhuma razão em especial. No final dessa reunião o cliente pergunta: «o teatro vai ser azul?» Obviamente não era essa a intenção, o que ali estava era apenas uma maquete de estudo volumétrico, sem nenhuma intenção cromática. Neste ponto os arquitectos entreolharam-se, numa dúvida instantânea, e, antes que pudessem dizer alguma coisa, o cliente continuou: «é que eu gosto muito do azul, gostava muito que fosse essa a sua cor». Imediatamente a resposta aconteceu: «sim, sem dúvida, o teatro será azul.» Assim foi e assim lá está, o Teatro Azul. A cor como referência mãe, assumindo as rédeas do edifício e mostrando-o ao mundo através da sua azulidade. Será que isto aconteceria do mesmo modo se fosse branco? LAC

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]