Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:
Vinha decidido a escrever um post sobre uma relação numérica ouvida ontem no
Goethe Institut, quando um comentário ao post anterior me levou a
esta notícia, que já tinha lido mas injustamente esquecido. Os números eram estes: Almada tem 180 mil habitantes. Lisboa tem 50 mil fogos vazios. De uma simples conta se conclui que em abstracto se poderia alojar a população toda de Almada em Lisboa. Quem diz Almada diz qualquer outra área periférica (perdoem-me as gentes de Almada, mas concordarão que é dependente de Lisboa.) O assunto do colóquio era
Lisboa em Trânsito. Quando se fala de mobilidade urbana não se pode ignorara a questão da densificação. Estão intimamente ligadas. Outro número ajuda-nos a compreender isto. 50% das deslocações Lisboa-Lisboa são feitas por transporte público. O maior problema do trânsito rodoviário é aquele que decorre da entrada em Lisboa de (outro número) 400 mil carros. É urgente redensificar Lisboa, trazendo a população (jovem preferencialmente) de volta.
Por isso, e pondo de lado as simpatias políticas, só devemos esperar que esta medida dê certo, e que de facto os edifícios devolutos de Lisboa sejam reabilitados pelos jovens.
LAC
publicada por Lourenço Cordeiro #
15:57