O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, janeiro 12, 2004

 

A inqualificável manchete do Expresso

A mensagem que anuncia não me choca. Que Lisboa vá ter uma nova Catedral, e que ela possa vir a ser desenhada por Niemeyer não me provoca nenhuma reacção de maior. O que me leva a reagir é a desadequação total da manhete face ao conteúdo da notícia, bem como o execrável destaque dado à 'importância' do Expresso nesta história. Diz o espesso:

«NIEMEYER VAI DESENHAR NOVA CATEDRAL DE LISBOA», e em jeito de subtítulo: «convite foi 'feito' pelo Expresso.»

Este deturpação dos factos é fantástica. Lendo a notícia ficamos a saber que isto não passa de um desejo de Pedro Santana Lopes, que terá obrigatoriamente que passar por um entendimento com o Patriarcado, a quem cabe a palavra final. Curiosamente não é citada nenhuma fonte do Patriarcado, ficando subentendido que não foi sequer contactado. Extraordinário, se tivermos em conta que dele sairá, como não podia deixar de ser, a decisão final.
Mais.
O 'convite' do Expresso não passou de uma informação deste desejo de PSL a Niemeyer que, habituado ao funcionamentodo Brasil, caiu na armadilha e comentou o facto como consumado. Diz mesmo que está disposto a viajar para Lisboa, sugerindo um arquitecto de malas aviadas.
Não sei se será obrigatório recorrer a um concurso internacional, mas talvez isso não seja imperativo se considerarmos que se trata de uma encomenda de uma entidade não estatal. Contudo o mais sereno será recorrer ao dito concurso, coisa que acredito que o Patriarcado fará, revelando bom-senso.
Por último fica a dúvida se o Expresso não terá mais informações que não divulga. Seria a única explicação para o carácter afirmativo da referida manchete. Seria mais um capítulo para um outro livro de 'Saraivadas', revelando mais uma vez que tudo, e absolutamente tudo, em Portugal é decidido na redacção do semanário. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]