O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

segunda-feira, janeiro 05, 2004

 

Torres: só nos cabe interrogar

Deve Lisboa ter torres? Sim - é inevitável.
Se sim, qual os locais onde isso deve acontecer?
O m'A deu-nos umas pistas (2ªCircular, em Linda-a-Velha, em Odivelas, nos Olivais, no Saldanha ou na Praça de Espanha, em Entrecampos ou (e apenas para citar mais um) no Alto de S.João ). Porquê aqui e não em Alcântara, como advoga?
O assunto começa a ser complicado e a gerar confusões. O que está por trás da negação quer da ideia de Siza (Alcântara), quer da ideia de Graça Dias (Margueira), é uma repugnância natural da densificação da margem ribeirinha. No caso de Alcântara um argumento torna-se decisivo: onde está o Plano Pormenor que regula a volumetria ribeirinha? Sem este instrumento instala-se a anarquia, os movimentos de pressão, os lóbis.
De facto, esta é a inquietação que me assola. Digo: quero ver as torres do Siza construídas, mas fico apreensivo quanto à falta de uma estratégia de conjunto. Uma margem pontuada ocasionalmente por torres, belas e fortes, torna-se numa mais-valia impressionante para a cidade. Sobretudo porque combateria a imagem «atrasada» e «tradicional» de um pequeno País. Mas uma margem descontrolada e alvo da mais bruta especulação seria um desastre, uma aniquilação urbana fortíssima.
A Administração do Porto de Lisboa está a mais. A área que controla está em parte decandente e obsoleta. É urgente uma intervenção ribeirinha, um plano de conjunto, global. Se lá couberem as torres ainda bem.
Não sei o que é mais preocupante: a instalação de uma alta volumetria claramente absorvida pela ponte 25 de Abril, ou a construção do Casino, à beira-mar plantado, no Jardim do Tabaco, que vai ter muitos «jogos de água». LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

Junho 2003   Julho 2003   Agosto 2003   Setembro 2003   Outubro 2003   Novembro 2003   Dezembro 2003   Janeiro 2004   Fevereiro 2004   Março 2004   Abril 2004   Maio 2004   Junho 2004   Julho 2004   Agosto 2004   Setembro 2004   Outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]