O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

 

Stars over Lisbon

Esta tendência de fazer aterrar em Lisboa celebridades da arquitectura não é uma moda. Veio para ficar, tal como aconteceu noutros países, noutras cidades. Não é também apenas um modo subversivo dos promotores fazerem aprovar os seus projectos, apesar de isso parecer evidente nalguns casos.
Então o que é?
É, antes de mais, sinal de uma evolução da cultura arquitectónica em Portugal. Se há 20 anos não se falava em arquitectura, hoje acusa-se o poder de instrumentalizar nomes e figuras. Já sabemos o que faz um arquitecto, já sabemos que é importante a arquitectura (principalmente dos esquipamentos públicos) e já percebemos que os nossos arquitectos muito fazem pelo bom nome de Portugal ‘lá fora’.
São sinais de esperança. Depois da arquitectura virá o urbanismo, a ‘arquitectura das cidades’. Depois de instalada a cultura de exigência no desenho do edifício, virá a cultura de exigência urbana. Começaremo-nos a interessar pelas questões da mobilidade, da rede natural, dos espaços públicos, do sistema de infraestruturas, and so on, and so on.
Porque isto é uma questão de sensibilização das massas. Terá de ser inevitavelmente. E haverá melhor maneira de fazer chegar alguma coisa às massas do que alimentá-las com celebridades? Subversivamente lá vamos andando. Bom mesmo era começar a publicar nas revistas cor-de-rosa entrevistas com arquitectos, reportagens às suas casas, mexericos sobre a sua vida pessoal.
Não tenho dúvidas: no dia em que um arquitecto for convidado do «Portugal no Coração» para falar da sua obra, este país será um sítio melhor.

P.S.: O ideal em Lisboa seria ter um arquitecto como Presidente da Câmara. Não, não é um lóbi dos arquitectos. É uma convicção pessoal. Até já tenho um nome em carteira (não, não faço ideia se é de esquerda ou de direita).

P.S.2: As iniciais de Post scriptum são mesmo manhosas...

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]