O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sábado, março 27, 2004

 

Humanizar

Sobre o post anterior, sobre as Duas Culturas, sobre Uma Cultura...

A arquitectura representa talvez a disciplina que maior concentra esta tensão (artificial ou não) entre as Duas Culturas. Geralmente é identificada como arte, até como a arte maior. O arquitecto, esse, é invariavelmente um artista, palavra neste contexto frequentemente empregue com uma conotação pejorativa. Esta identificação que é feita do arquitecto surge contudo, na minha opinião, devido ao facto de a arquitectura ser uma actividade eminentemente técnica. Construir um edifício, é sem dúvida algo fortemente relacionado com a tecnologia e a ciência. Envolve profissionais de campos diversos, das diversas especialidades, todas técnicas, sendo que uma delas, a arquitectura, não é puramente técnica. E daqui surge o confronto.
Aquele que insiste em questões artísticas (e humanas) num ambiente técnico corre o risco de se reduzir a apenas isso aos olhos dos outros. Um preconceito que demonstra como está viva a noção das Duas Culturas. Porém, a arquitectura é uma actividade que ambiciona fazer uma síntese, a síntese possível em cada ocasião. De uma inspiração poética nasce um empreendimento desgastante de materialização de uma ideia. É uma tentativa desesperada de provar que as Duas Culturas são apenas uma. É possível coordenar uma equipa das mais variadas técnicas e ciências, do ambiente à ventilação, da estrutura à segurança, da química aos materiais, para produzir algo que seja mais do que a simples soma disso tudo.
Ah, mas o arquitecto é um super-homem? Claro que não, e por isso é muitas vezes reduzido a alguém que apenas arranha as questões, e que deseja condicionar tudo à sua volta a uns quantos caprichos pessoais, que aparentemente só ele entende.
E no fim do dia cai na tentação de sucumbir. LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]