O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sexta-feira, março 19, 2004

 

no estrangeiro

Há muita coisa a acontecer na blogosfera arquitectónica internacional. Bom, algumas coisas.

Via City Comforts Blog: linhas de metro mundiais à mesma escala. E Lisboa?

Adicionei recentemente mais dois links: A Daily Dose of Architecture, e VERITAS et VENUSTAS, um blogue de um activista do New Urbanism.

O que me leva a outro assunto: o New Urbanism. Basicamente é um movimento que defende o carácter compacto, de quarteirão, de bairro, das cidades. Por cá não hesitaremos em apelidar esta ideia como retrógrada, reaccionária, de vistas curtas. Acho no entanto que merece uma atenção especial. É mais uma manifestação que reage ao urbanismo do movimento moderno.

Por falar em reacções ao modernismo, fica o link para um post sobre os malefícios da TIP. O que é a TIP? Tower in the Park, ou seja, a Torre no Parque. Ideia moderna Corbusiana da Carta de Atenas que advoga a construção de torres libertando o espaço verde do terreno. Este texto é uma forte reacção a manifestações contemporâneas dessa ideia (que contraria a "morte" do movimento moderno), escrito sem pretensões e com um tom bem humorado. A ler.
Como vêem, há muita matéria prima à solta. E voltamos sempre aos mesmos temas: construção em altura ou não? Densificação ou não? Se sim, como? Se não, como? Arquitectos de "A" maiúsculo vs. everyday architecture. Liberdades criativas vs. responsabilidades sociais. Enfim, tudo aquilo que nos faz continuar a falar, a falar, a falar... LAC
Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]