O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quarta-feira, junho 23, 2004

 

traças e fachadas

Uma óptima contribuição, por mail, do Classe Média, para a discussão dos últimos dias:

«Sucintamente, quem concretiza a arquitectura são os promotores imobiliários/construtores. Essa gente não "faz" arte, faz pela vida, e a vida faz-se com dinheiro. Desse prisma, há dois grandes motivos para manter fachadas: usar empenas muitos superiores às permitidas actualmente e tentar criar um produto dotado do horripilante mas valorizador "cachet".

No caso das empenas, o motivo é simples: o construtor/promotor vende metros quadrados, e metros quadrados em centros históricos são um bem (muito) escasso. Fazer um edifício com 30 m de fundo, por oposição a um com 13 m, pode compensar largamente o custo adicional de manter uma fachada, uma vez que a construção em altura está normalmente limitada aos pisos existentes. No fundo, é uma questão de volumes de construção, de contas.

Por outro lado, o "cachet" confere valor a um edifício uma vez que o diferencia aos olhos do comprador médio que não percebe nada da arquitectura. O peso da história, da tradição, a beleza clássica, é algo que está ao seu alcance. O comprador médio tem opiniões sobre cores e sobre a "nobreza" de materiais, mas não sobre a forma, sobre proporções. A vanguarda artística não lhe diz nada, e por isso mesmo, pode passar despercebida. Esse é um risco que pode assassinar um projecto (financeiramente, mais uma vez).

Ao estado, na sua função reguladora, cabe o papel de educador, e parece-me que o problema reside aí. A educação é de fraca qualidade e transmitida por gente manifestamente incompetente, mal formada e viciada. Desta forma, é impossível salvar o que merece ser salvo e renovar o resto, como podia/devia ser renovado.»

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]