O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

sexta-feira, julho 23, 2004

 

E já agora gostava de ver isso construído

Caro João,

A referência ao Manuel Vicente era inevitável. Não a fiz para não ser repetitivo. É dele a atitude anti-propaganda, o elogio do genuíno, desse mundo nada liso, nada branco, nada limpinho. A sua arquitectura é forte por isso.  Falo por experiência própria: a primeira reacção que tive às piscinas, através de uma fotografia do Expresso, foi de repulsa. As da Outurela, que bem conheces. Vi a pequena foto do edifício torcido côr de salmão e não me atraiu. Depois li «Manuel Vicente» e li o texto do Graça Dias. Voltei a olhar para a fotografia e já o fiz com outros olhos. É a grande vitória da arquitectura, quando o segundo olhar surpreende. Essa arquitectura de revista, das «projecções 3D», esgota-se no primeiro olhar. Escusado será dizer que quando visitei o edifício o fascínio foi completo. Mas adiante que o assunto não é este. Admiro essa tua atitude e reconheço que não conseguirei igualá-la. Escolho o caminho mais fácil. Sei que as imagens devem ser limpinhas. Tento que isso não atrapalhe nem condicione. Dizes que as maquetes são «(a)bstractas para quem não conhece nem o projecto nem o processo». Mas João, quem para além de ti conhece o projecto e o processo? Quem o conhece verdadeiramente? Temo que a nossa envolvência num projecto nunca seja partilhada. E então, at the end of the day, o que se comunica é sempre parcialmente mentira. Essas maquetes rejeitam essa mentira e dizem, de pulmões abertos, o que são. Quem gosta, gosta, quem não gosta, não gosta. E acabou. Nesse sentido são hARDcORE. Oh, se são.

P.S.: É claro que já tinha percebido que o blogue serve para impressionar as miúdas. Julgas que ando a dormir? Também tenho um blogue, sei bem o que a casa gasta.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]