O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, setembro 02, 2004

 

Moçambique

No Ma-Schamba discute-se a qualidade arquitectónica da Sé de Maputo. Pelas imagens concordo com o JPT: é muito «feiosa» (aproveito para dizer que não é verdade que os «oficiais desse ofício são muito renitentes em aceitar foice alheia», mas não me venham é dizer que a Igreja de Canavezes se parece com um quartel de bombeiros e é um atentado ao bom gosto.) Adiante. Além de feiosa é um exemplo de igrejas em betão que foram construídas com o intuito de manter uma imagem qualquer que as identificasse como "igreja". Naturalmente o neo-gótico é o caminho escolhido. Repare-se nas semelhanças com a catedral original: a simetria da fachada, um torreão central, a verticalidade pontuada nos contra-fortes (perfeitamente escusados na actual construção). Parece-me que se tratou apenas de construir maior, devido a uma qualquer necessidade prática. Maior mas não melhor, parece-me.
Bom, mas não era sobre isto que eu queira falar. Queria lembrar que uma parte importante da história da arquitectura portuguesa do sec. XX fez-se em África, em Angola e Moçambique sobretudo. O José Manuel Fernandes tem muita coisa escrita sobre isso. E falando de igrejas vem-me à memória outra imagem, que não da Sé, de Maputo (a «antiga Lourenço Marques»), que deixo aqui. Se não me engano trata-se da igreja de Santo António de Polana, e parece-me um exemplo mais interessante de arquitectura religiosa. Além disto, há que vangloriar Amâncio «Pancho» Miranda Guedes, inventor insólito do «estilo Guedes», e a obra de José Forjaz, ambos com muita coisa feita em Maputo.


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]