O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

quinta-feira, outubro 07, 2004

 

A demolição do Convento dos Inglesinhos

Outra vez a questão da defesa do património. De um lado o liberalismo económico; do outro a consciência do bom senso. Não sei que posição tomar. Parece-me que, em condições normais, o IPPAR resolveria a questão. Mas o IPPAR é o IPPAR. E o IPPAR aprovou a substituição do Convento pelo condomínio. E agora? Vamos tomar de assalto a sua sede e só sair de lá até que voltem com a palavra atrás? Não me parece. Como não parece também que as acções populares tenham algum efeito, principalmente, e aí o Manuel tem razão, quando a situação chegou ao que chegou sem que ninguém se tenha indignado. Parece-me que a indignação tem mais a ver com o que aí vem do que com o que vai, ou seja, um condomínio do Bairro Alto é mais ultrajante do que a demolição do Convento. A prova do que digo está no próprio texto de mobilização da vigília: «O Grupo Amorim aproveitou-se do desprezo da Câmara pelo património colectivo e quer transformar o CONVENTO DOS INGLESINHOS num Condomínio de Apartamentos de Luxo.» Como se vê, o problema parece ser o facto de um grande grupo económico ir construir apartamentos de luxo. João, a ideologia está bem presente.

Em condições normais a Convento não tinha chegado ao que chegou e seria um equipamento ao serviço da cidade. Mas chegou ao que chegou. E agora vai ser demolido. Acho que devíamos concentrar as energias no património que ainda pode ser conservado (ai como detesto esta palavra), não naquele onde manifestamente não há nada a fazer.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]