O PROJECTO

Contribuições, insultos, projectos de execução, mas principalmente donativos chorudos para:

blog_oprojecto@hotmail.com (com minúsculas)

terça-feira, novembro 18, 2003

 

Resposta ao Picuinhas sobre a questão da Revogação do 73/73

Muito já foi escrito sobre o assunto. Não pretendo trazer novas luzes a quem anda na escuridão. Não tenho pretensões de ser portador da última explicação.
Contudo o Picuinhas engana-se. Equivoca-se seriamente. O seu texto é um mar de contradições. Tem dificuldade em perceber o ofício do arquitecto, o que o leva a conclusões nebulosas, pouco coerentes.
Vou dedicar-me portanto a explorar essas contradições.

1. Em primeiro lugar se existe uma Ordem dos Arquitectos é porque a profissão é reconhecida publicamente. É pacífico atribuir aos arquitectos um papel único na sociedade. Um arquitecto não é meio-engenheiro, meio-artista, como explica o Pedro Jordão. Portanto a actividade de «erguer edifícios» não é uma pretensão livre que qualquer um pode tomar. É uma actividade profissional regulamentada com sérias responsabilidades. Quando diz que «os clientes podem escolher o técnico que entenderem para projectar os seus edifícios», o Picuinhas não faz juz ao nome e não percebe quem são esses «técnicos» que projectam edifícios. Faz vista grossa sobre o assunto e considera que um engenheiro de minas é um «técnico» que pode «projectar edifícios». Pois bem, o «técnico» que projecta edifícios chama-se «arquitecto». Rescrevamos então a frase do Picuinhas: «Os clientes podem escolher o arquitecto que entenderem para projectar os seus edifícios». Assim já estamos a conversar.

2. O Picuinhas continua e diz mais à frente: «Serão os arquitectos os únicos capazes de projectar “uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”? Claramente, não.» O que o Picuinhas não sabe é que em Portugal como na Europa existe, espantosamente, um curso superior dedicado a formar técnicos que sejam capazes de avaliar as «dimensões adequadas», as «condições de higiene e conforto», que saibam avaliar as condições de «intimidade e privacidade». O Picuinhas acha que estas habilitações são inerentes a quase todos, logo não é necessária uma formação superior que garanta o seu cumprimento. Isso é a sua opinião. E num País livre somos obrigados a respeitá-la. Já é abusivo tentar que a sociedade partilhe da sua subjectiva opinião.

3. Quanto à invocação do artigo 66º da Constituição o Picuinhas mais uma vez comete um enorme equívoco. Sejamos picuinhas e tratemos dos pormenores. É claro que não têm de ser unicamente arquitectos a «ordenar e promover o ordenamento do território», nem «criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio». Mas não é isso que está em causa. A revogação do DL 73/73 visa atribuir exclusividade aos arquitectos no que a projectos de arquitectura diz respeito. O ordenamento do território e a criação de parques e reservas não são tarefas exclusivas do arquitecto, sendo que os engenheiros, os paisagistas, os economistas, os geógrafos, os sociólogos, entre outros, têm responsabilidades nesse campo. Mas decerto que o Picuinhas sabe disso.

4. Mas eis que o nosso amigo (dito sem ironia) Picuinhas diz algo de espantoso: «Eu não tenho quaisquer dúvidas acerca das vantagens de recorrer aos serviços de um bom arquitecto». Mas, e estou baralhado, não é este o mesmo Picuinhas que já nos tinha dito que o arquitecto não oferecia nenhuma garantia adicional em relação a outros «técnicos»? Não é este o mesmo Picuinhas que nos tinha dito que «certamente» que não eram os arquitectos os únicos capazes de projectar uma habitação de qualidade? Então reparamos no adjectivo «bom». Aqui o Picuinhas confunde as coisas. Considera que a arquitectura é uma actividade opcional na construção. Podemos construir o que quisermos, e se quisermos até podemos construir bem, e aí recorremos ao arquitecto, ao «bom» arquitecto. Mas ninguém morre se o edifício não tiver qualidade, desde que não caia, isso era chato, e por isso já exigimos a responsabilidade do engenheiro. O Picuinhas contrata arquitectos porque quer e porque é livre. Outros, especuladores, não contratam arquitectos porque não querem e porque são igualmente livres. E por isso põem no mercado edifícios de habitação precários, sem qualidade arquitectónica, mal implantados urbanisticamente, que são autênticas agressões para o ambiente. E eu como cidadão não tenho nenhuma entidade a quem recorrer nesse caso, porque a única entidade que poderia responder à minha queixa só responde por incompetências dos seus. Só posso exigir explicações das intervenções arquitectónicas à Ordem dos Arquitectos. Se o edifício não é da responsabilidade de arquitecto nada me vale. Quanto ao adjectivo «bom», pelos «maus» não podem pagar todos os outros. Pelas acções incompetentes de alguns profissionais não é legítimo considerar-se que a arquitectura não é uma actividade altamente exigente e complexa.

5. Chegamos então à contradição-mor do texto do Picuinhas. O Picuinhas por um lado reconhece que «a arquitectura é um elemento fundamental na história, da cultura e do quadro de vida de cada país.» O Picuinhas reconhece que a arquitectura «figura na vida quotidiana dos cidadãos como um dos modos essenciais de expressão artística e constitui o património de amanhã». O Picuinhas reconhece também que «uma arquitectura de qualidade pode contribuir eficazmente para a coesão social, para a criação de emprego, para a promoção do turismo cultural e para o desenvolvimento económico regional.» Volto a lembrar que o Picuinhas reconhece isto tudo. Mesmo. Contudo acha que isto não serve como argumento para a revogação do DL 73/73, que é um argumento muito «pouco apropriado». Não consigo ser mais explícito a expor esta contradição do que o próprio Picuinhas o foi.

6. Depois por um lado diz que «a fraca qualidade arquitectónica da maioria das edificações portuguesas decorre de escolhas livres dos clientes.» Logo a seguir pergunta: «Quem são os arquitectos para se erigirem em padrões do bom gosto?» Mais uma vez o Picuinhas baralhou-me. Então são os clientes ou são os arquitectos? O que é o «gosto»? É de estética que o Picuinhas fala? Então saberá, picuinhas como é, que a estética estuda-se, tem fundamentos teóricos, exige treino. E saberá também que a estética, fundamental na arquitectura, não esgota o seu campo de acção. Apresente-me o Picuinhas alguém que saiba coordenar a complexidade de um projecto de arquitectura, com responsabilidade, com capacidade para se responsabilizar pelas suas consequências, que não tenha formação em arquitectura. Uma única.

7. O Picuinhas levanta também uma questão pertinente. Diz que «há regulamentos mínimos relativamente às edificações (...) que devem ser cumpridos.» Logo, presume-se, todo aquele que provar cumprir esses regulamentos está habilitado a projectar. O Picuinhas sabe que este modelo de sociedade não corresponde a um país do primeiro mundo. Presumo que o Picuinhas considere Portugal um país do primeiro mundo. Num país do primeiro mundo não se perde tempo nem dinheiro a policiar o trabalho dos outros. Num país de primeiro mundo não se arrasta uma pesada estrutura pública para fiscalizar a posteriori o trabalho de outros. Não. Num país de primeiro mundo, desenvolvido, é exigido a priori a responsabilização pelo cumprimento dos regulamentos. Será mais lógico exigir ao arquitecto que se responsabilize pelos seus actos. No caso de isso não acontecer então a Ordem deve actuar pesadamente na punição da incompetência do profissional. Podendo ir mesmo até à expulsão. O que se passa actualmente é uma vergonhosa demissão de responsabilidades. O projectista sabe que se errar não será punido, pois o trabalho foi avaliado por outro e autorizado. É uma atitude bem portuguesa. O sistema assim o permite. E enquanto não se mudarem as coisas, enquanto não se exigir responsabilidades na fonte, então estará a transportar-se para o técnico que avalia, normalmente inexperiente e desinteressado, toda a responsabilidade do que é construído. E a fomentar-se a corrupção. Repare-se, se fosse assim, então teríamos que exigir a contratação dos melhores profissionais por parte das Câmaras para garantir melhor ambiente urbano. Decerto que o Picuinhas, liberal como é, não apoia esta ideia de centralização estatal dos melhores profissionais.

8. Nesta sua argumentação «contra a revogação do Decreto 73/73», o Picuinhas lança a sua suspeição central. Insinua que esta petição é apenas um mecanismo de garantir emprego aos arquitectos. Isto porque é dito no texto da proposta de revogação que a actual situação que permite a assinatura de projectos por parte de profissionais vários decorre de uma necessidade prática, provocada pela pressão populacional e crescimento acelerado das áreas metropolitanas. Hoje, quando devido a essas mesmas necessidade da sociedade se formaram novos arquitectos, quando se fez um esforço por proporcionar uma oferta ajustada à procura, essa situação é obsoleta. Já não é necessário fazer cedências a profissionais não qualificados. Estamos protegidos dessa situação. Logo, sim Picuinhas, esta proposta é um mecanismo de garantir emprego aos arquitectos. Onde está o problema?

9. «Se é verdade que há muita edificação em Portugal que não merece ser considerada como resultado do exercício da arquitectura, e que muitas dessas edificações não têm assinatura de arquitecto, é inegável também que existe uma enorme quantidade de obra de arquitectos que, em rigor, também não merece ser classificada como arquitectura.» Já elucidei o Picuinhas que pelos maus profissionais não podem pagar todos os outros. Contudo apraz-me perguntar ao Picuinhas: será que um diagnóstico errado por parte de um médico permite abrir portas ao exercício de medicina a leigos?

10. Quanto a esse direito elementar dos portugueses que é «o direito a terem mau gosto», francamente aqui o Picuinhas não é rigoroso na sua análise. O Picuinhas sustenta este direito noutro direito mais abrangente, o direito à liberdade. Ao invocar este conceito o Picuinhas certamente saberá as suas implicações. O liberalismo não é sinónimo de anarquia. A liberdade de um acaba quando começa a liberdade do outro. Não podemos aceitar que continue a haver obras que agridam manifestamente o ambiente urbano devido à incapacidade do projectista apenas porque este é livre. Se o projectista é incompetente então temos, agora sim, de ter a livre possibilidade de exigirmos à entidade que representa a classe que responda e tome acções que visem punir a incompetência. A democracia liberal não deixa de ser uma democracia.

11. O Picuinhas tenta então fazer passar a seguinte mensagem: «Mas a má prática da arquitectura pode levar a consequências tão graves como as da má prática da pilotagem, da construção de pontes ou da cirurgia? A resposta é um enfático não.» Confesso que aqui a minha estupefacção atinge o seu auge. Relembro que o Picuinhas reconhece que «uma arquitectura de qualidade pode contribuir eficazmente para a coesão social, para a criação de emprego, para a promoção do turismo cultural e para o desenvolvimento económico regional.» Contudo quer fazer-nos acreditar que a má prática da arquitectura não traz problemas graves. Mais uma vez digo que esta atitude representa uma opinião pessoal do seu autor. Prove o Picuinhas o que diz. Não consegue. Numa democracia liberal temos de aceitar esta opinião. Numa democracia liberal não podemos condicionar a prática de uma profissão a simples opiniões.

12. O Picuinhas conclui que a petição é «corporativista». Porque obviamente não pode ter boas intenções, já que se destina a beneficiar os seus proponentes. Isto porque «a defesa da arquitectura (...) faz-se com o cliente, não contra ele.» Aqui se percebe o grande equívoco do Picuinhas. O Picuinhas considera que a arquitectura é apenas uma satisfação do cliente. O problema é que isto não é verdade. Além da satisfação do cliente (coisa que não percebo como pode ficar ameaçada com a exclusividade da assinatura do arquitecto) a arquitectura tem uma responsabilidade cívica e social, que ultrapassa as necessidades do cliente. É isto que o Picuinhas não percebe. É aqui que o Picuinhas diverge. É aqui que o Picuinhas entra no campo da opinião. O Picuinhas deveria dizer então: «a defesa da arquitectura faz-se com o cliente e com a sociedade

13. Esta opinião demonstrada pelo Picuinhas dá razão ao Pedro Jordão: «A esmagadora maioria dos portugueses não sabe verdadeiramente o que é um arquitecto, o que faz. (...) Este é um problema cultural, de raiz.» É também, inconscientemente, um sinal que «os lobbies das outras classes profissionais são demasiado fortes (...)» É um problema antropológico. O ser humano acha-se capaz de projectar o espaço. Todos já fizemos obras em casa. Todos temos a consciência que sabemos perfeitamente o que é melhor para a nossa casa. Todos sabemos como desenhá-lo. Todos sabemos que o importante e que não controlamos não é do âmbito da arquitectura. Todos sabemos que basta recorrer ao engenheiro para resolver as estruturas e as instalações. Todos dispensamos o arquitecto. Todos estamos errados.

14. Lendo o problema do Picuinhas à luz da sua relação com a arquitectura, de cliente, faz-se luz sobre a intenção da sua atitude contra a revogação do DL 73/73. Devido à precária condição em Portugal a arquitectura está em saldos. A qualidade é má porque é a «lei da selva». Salve-se quem puder. Paga-se 300 contos por um projecto de uma moradia. 300 contos. Que moradia querem por 300 contos? Que podem exigir? É devido à concorrência descabida e perigosa que o sistema permite que a situação atingiu tal ponto. Logo ao Picuinhas sai barato «contratar arquitectos». Se a situação se alterar talvez o Picuinhas passe a ter de subir a tabela de honorários. O que se percebe perfeitamente. O Picuinhas não quer gastar mais dinheiro. O Picuinhas acha uma chatice ter de pagar mais. Nós percebemos o Picuinhas. LAC

Comentários:
nude dating [url=http://loveepicentre.com/]free personals for police officers[/url] japan personals http://loveepicentre.com/ new datingsite for free registration and membership
 
walgreens prescription coupons [url=http://usadrugstoretoday.com/products/prednisone.htm]prednisone[/url] dental health in virginia http://usadrugstoretoday.com/products/study-habits.htm sea tea nyc club http://usadrugstoretoday.com/products/levlen.htm
boston tea partyreenactors [url=http://usadrugstoretoday.com/products/tetracycline.htm]tetracycline[/url] chemistry of organ transplantation drugs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/menopause-gum.htm]vegetarian vitamin supplement[/url]
 
http://meen.in/erection/erotic-fiction-boys-first-erection
[url=http://meen.in/flonase/flonase-coupon]info on drug abuse and drug addiction[/url] pharmacy stress [url=http://meen.in/cholesterol/low-cholesterol-stroke]low cholesterol stroke[/url]
the history off illegal drugs and nixon http://meen.in/erections/soften-erections
[url=http://meen.in/carbohydrates/health-implications-of-carbohydrates]drugs affecting factor v diagnosis[/url] exercise on cialis [url=http://meen.in/cefdinir/cefdinir-missed-dose]cefdinir missed dose[/url]
link between adhd and future drug abuse http://meen.in/celecoxib/celecoxib-generic-celebrex
[url=http://meen.in/felodipine/how-does-felodipine-work]drugs used to cure anthracis[/url] frank lucas drug lords [url=http://meen.in/ezetimibe]ezetimibe[/url] war on drugs purpose of [url=http://meen.in/carvedilol]carvedilol[/url]
 
shay lauren http://topcitystyle.com/-dress-shirts-gucci-category5.html fashion stylist resumes [url=http://topcitystyle.com/women-s-tops-page4.html]quick silver clothes[/url] how to make your own clothes patterns
http://topcitystyle.com/richmond-casual-shirts-brand18.html lg elec clothes dryer [url=http://topcitystyle.com/-casual-tops-gucci-category48.html]fake gucci purses[/url]
 
mobile homes for single parent program http://www.orderphonetoday.com/anqi-3gp-hiphone-quad-band-single-card-with--item123.html formaldahyde mobile homes [url=http://www.orderphonetoday.com/m001-quad-band-dual-card-with-wifi-analog-tv--item14.html]aaaa mobile rv repair[/url] mobile home rentals westmoreland county
 
movie fried green tomatoes [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-the-diving-bell-and-the-butterfly/1323database/]The Diving Bell and the Butterfly[/url] suture review movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-dark-angel---children-of-the-revolution/762database/]Dark Angel - Children Of The Revolution[/url]
get free bruce springsteen movie [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-dexter---season-1-episode-06---return-to-sender/13992database/]Dexter - Season 1 Episode 06 - Return To Sender[/url] the jane austen book club movie [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-final-approach/21711database/]Final Approach[/url]
spongebob the movie xbox game cheats [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-first-sunday/14672database/]First Sunday[/url] wanderlust the movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-step-up-to-the-streets/25673database/]Step Up To The Streets[/url]
free long xxx movie clips [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-titanic-german/4007database/]Titanic German[/url] movie pirating [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-o-caminho-das-nuvens/462database/]O Caminho das Nuvens[/url]
 
drawing clothes http://www.thefashionhouse.us/goffo-jack-funky-jacket-for-men-item1083.html gucci eyewear [url=http://www.thefashionhouse.us/energie-bags-brand65.html]clothes pattern making[/url] touch ups shoes
http://www.thefashionhouse.us/green-t-shirts-for-men-color53.html lauren hutton gallery [url=http://www.thefashionhouse.us/d-amp-g-long-sleeve-top-for-men-white-item2274.html]kids clothes uk[/url]
 
diet and meal habbits in dussia [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/cardio-vasculaires.htm]cardio vasculaires[/url] naked teens sleeping http://usadrugstoretoday.com/#first
ansys model stress concentration example [url=http://usadrugstoretoday.com/products/metoclopramide.htm]metoclopramide[/url] tea light placecard holders [url=http://usadrugstoretoday.com/products/antabuse.htm ]tea cozy knit pattern [/url] medical continuing education seminar
myrtle beach medical services [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-acidity.htm]anti acidity[/url] diagnostic medical sonographers schools in mo http://usadrugstoretoday.com/products/generic-motrin.htm
weight loss ball [url=http://usadrugstoretoday.com/products/pilocarpine.htm]pilocarpine[/url] columbia regional and medical seminars [url=http://usadrugstoretoday.com/products/hydrea.htm ]george washington university medical mini course [/url] the missing ingrediant for good health
 
http://xwv.in/naproxen/naproxen/package/insert
[url=http://xwv.in/loratadine/loratadine/rx]random drug testing in school[/url] pharmacy terminology acronyms [url=http://xwv.in/naprosyn]naprosyn[/url]
drug manufacturing flow sheet canada http://xwv.in/karela/karela/formula
[url=http://xwv.in/kidneys/dogs/kidneys]allopurinol drug[/url] recreational programs for drug users [url=http://xwv.in/overdose/what/happens/when/you/overdose/on/tylenol]what happens when you overdose on tylenol[/url]
shein drug manufacturerer http://xwv.in/naproxen/naproxen/and/naprolan
[url=http://xwv.in/zyban/quit/smoking/on/150/mg/of/zyban]viagra and inventor and pfizer[/url] difference between levitra cialis [url=http://xwv.in/naprosyn/naprosyn/and/aspirin]naprosyn and aspirin[/url] how can i get prescription drugs online [url=http://xwv.in/kamagra/kamagra/lovegra/apcalis/jelly/stud/100]kamagra lovegra apcalis jelly stud 100[/url]
 
amc 24 movie theater [url=http://moviestrawberry.com/films/film_donald_duck_and_the_gorilla/]donald duck and the gorilla[/url] the nanny diaries movie http://moviestrawberry.com/films/film_bud_abbott_lou_costello_meet_frankenstein/ paris hilton nude movie
ocean 11 movie 2006g [url=http://moviestrawberry.com/films/film_dancing_with_the_stars/]dancing with the stars[/url] downlaod free simpson movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_cake_eaters/ movie theatre in edgewater
movie schedules minnesota plymouth [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_company/]the company[/url] kevin bacon new movie
mature movie galleris [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_boynton_beach_bereavement_club/]the boynton beach bereavement club[/url] australia movie search http://moviestrawberry.com/films/film_saw_iv/ movie united 93
eight below download movie trailer [url=http://moviestrawberry.com/films/film_prizzi_s_honor/]prizzi s honor[/url] animated movie screen http://moviestrawberry.com/films/film_waiting_/ dollar movie theatres in dallas
 
movie adda [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_heartbreak_kid_70/]the heartbreak kid 70[/url] home video strip movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_killing_of_a_chinese_bookie/ cape coral fl movie theatre
matrix movie photos [url=http://moviestrawberry.com/films/film_lady_and_the_tramp_ii_scamp_s_adventure/]lady and the tramp ii scamp s adventure[/url] movie gallery financial problems http://moviestrawberry.com/films/film_mutant_x/ robert cummings movie angel
alone the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_maradona_by_kusturica/]maradona by kusturica[/url] roadhouse movie
elisha cuthbert a night in paris movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_cactus/]cactus[/url] batman dark night movie http://moviestrawberry.com/films/film_hush/ speedy p2p movie finder
sunshine full movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_piano/]the piano[/url] the movie what women want http://moviestrawberry.com/films/film_flakes/ movie classic wallpaper
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2003   julho 2003   agosto 2003   setembro 2003   outubro 2003   novembro 2003   dezembro 2003   janeiro 2004   fevereiro 2004   março 2004   abril 2004   maio 2004   junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]